FAS promove primeira feira de pirarucu de 2024 na Semana Santa em Manaus

Portal Tabatinga

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) vai promover a primeira edição da Feira do Pirarucu em 2024, na Semana Santa, em Manaus. Esta edição começa no sábado (23) e segue até a terça-feira (26). Serão ofertadas 10 toneladas do pescado.

A Feira do Pirarucu é promovida pela Associação dos Moradores e Usuários da RDS Mamirauá Antônio Martins (Amurman), com apoio da FAS.

A iniciativa também é uma das ações do projeto Cadeia Produtiva do Pirarucu Manejado 2024, parceria da fundação com o Bradesco. O projeto visa fortalecer a cadeia produtiva do pirarucu com infraestrutura produtiva em unidades de conservação onde a FAS atua.

A venda do peixe beneficiará diretamente 19 famílias da comunidade Jussara, situada no município de Juruá (a mais de 2,225 km de Manaus), que atuam com o manejo sustentável do pirarucu por meio do acordo de pesca do setor Macopani, situado no entorno da RDS Mamirauá.

A venda do pirarucu manejado também têm apoio do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Amazonas (Sema) e da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror).

Fonte: G1 Amazonas