A Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial de Tabatinga (CFT), realizou no período de 17 a 23 de fevereiro, o Projeto “Capitania Itinerante” no Município de Atalaia do Norte-AM, que tem como objetivo promover ações de fiscalização, serviço de regularização documental de condutores de embarcações, bem como cursos de habilitação para condutores de embarcações de esporte e recreio.
A Agência Escola Flutuante Mutirum III é responsável por levar as áreas ribeirinhas mais remotas da região amazônica, a presença da Autoridade Marítima com as ações de fiscalização, serviço cartoriais e de Ensino Profissional Marítimo.
Esta iniciativa visa não apenas garantir a segurança das atividades de navegação fluvial, mas também, promover o bem-estar das comunidades locais, ao proporcionar acesso a serviços que muitas vezes são limitados em regiões tão remotas e de difícil acesso.
Foram realizados aproximadamente 400 atendimentos que englobaram: Inscrição de embarcação, revalidação e 2 via de Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), entregas de Título de Inscrição de Embarcação (TIE), palestras educativas e cursos de Arrais Amador para capacitação e habilitação da população local.
Por: Silvana Castelo Branco
Informações e imagens: setor de comunicação da Marinha de Tabatinga