Manaus intensifica ações contra febre amarela, após confirmação de morte pela doença no Amazonas

Portal Tabatinga

Manaus busca por pessoas não imunizadas contra a febre amarela, e orienta aos usuários não vacinados que busquem uma das mais de 170 salas de vacina da Rede de Atenção Básica para receber a vacinação. Em fevereiro deste ano, um homem, de 63 anos, morreu infectado pela doença, que teve Presidente Figueiredo, no interior do Amazonas, como local provável de infecção.

A vacina contra a febre amarela integra o calendário básico de vacinação das crianças de 9 meses a menores de 5 anos, com dose de reforço aos 4 anos. O imunizante também é indicado para toda a população não vacinada de 5 a 59 anos de idade, em dose única.

febre amarela é uma doença endêmica na região amazônica, também ocorrendo de tempos em tempos em outras regiões do país. A maioria dos casos incide no período de dezembro a maio.

Surtos da doença podem ocorrer quando o vírus encontra condições favoráveis para transmissão, como temperaturas elevadas, alta densidade de vetores (mosquitos) e hospedeiros primatas, e baixas coberturas vacinais.

Fonte: G1 Amazonas