O que acontece se eu não fizer a declaração do Imposto de Renda?

Portal Tabatinga

O prazo para declaração do Imposto de Renda 2024 começou no dia 15 de março e a Receita Federal espera receber dados de 43 milhões de pessoas. Vamos combinar que declarar o Imposto de Renda é uma tarefa trabalhosa e que, em alguns casos, ainda gera um gasto extra. Neste sentido, tem gente que tem a tentação de “pular” a declaração.

Se você chegou a pensar, é bom saber que não realizar a declaração do Imposto de Renda pode resultar em dor de cabeça e mais gastos ainda. O professor Deypson Carvalho, coordenador-adjunto do curso de ciências contábeis do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), explica o que acontece se você resolver não realizar a declaração: “Caso o contribuinte esteja obrigado a entregar à Receita Federal a declaração do IRPF 2024, mas não entregá-la no prazo até 31/05/2024, estará sujeito a multa mínima de R$165,74, limitado a 20% do imposto devido”, diz. O professor cita outros problemas: 

“Outra consequência da não-entrega da declaração do IRPF pelo contribuinte que está obrigado é a modificação, por parte da Receita Federal, da situação do CPF para “pendente de regularização”, o que impedirá, enquanto essa situação permanecer, do contribuinte movimentar conta bancária, utilizar os cartões de débito ou crédito de sua titularidade e contratar operações de empréstimos e financiamentos junto a instituições financeiras. Um caso prático é quando o aposentado recebe a sua aposentadoria com crédito em conta, mas não consegue sacar o dinheiro da conta corrente devido a situação de pendência no CPF”.

Ou seja, se você tem que declarar, declare. O prazo vai até 31 de maio de 2024.

Fonte: Radio Agência