Dia Mundial da Conscientização do Autismo é tema de Sessão Especial da Assembleia Legislativa do Amazonas

Portal Tabatinga

Dia Mundial da Conscientização do Autismo é tema de Sessão Especial da Assembleia Legislativa do Amazonas

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, nesta segunda-feira (1º/4), na Arena da Amazônia, Sessão Especial alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril. A iniciativa é das Comissões de Educação, presidida pelo deputado Cabo Maciel, de Saúde e Previdência, da deputada Dra. Mayara e de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, presidida pelo deputado João Luiz.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, estabelecido em 2007, tem por objetivo difundir informações à população sobre o autismo e, assim, reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.

O deputado Cabo Maciel agradeceu a presença de todos e listou algumas das Leis criadas na Aleam de atenção e proteção às pessoas com espectro autista. Um dos exemplos de leis sancionadas, citadas por ele, é a que pede que um aviso seja colocado em veículos que transportam autistas para ser visualizado por agentes de trânsito e demais motoristas e um adesivo a ser utilizado em mochilas e bolsas para identificar pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A presidente da Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia Legislativa, deputada Dra. Mayara, destacou que o Dia Mundial de Conscientização do Autismo tem como objetivo chamar a atenção da sociedade à causa.

“É preciso centralizar os atendimentos, para evitar que os pais se desloquem para vários lugares em busca de serviços”, afirmou a deputada, que acrescentou ser favorável que o Governo do Estado utilize a área atrás do hospital Delphina Aziz para esse propósito.

O deputado João Luiz agradeceu o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cidade, pelo suporte para que vários eventos relativos ao Dia de Conscientização ao Autismo pudessem acontecer.

“As instituições têm que se unir, em um grande arco de alianças, em prol da causa, seja na criação de leis, seja no atendimento. Estamos ouvindo várias instituições e o maior desafio é unir governo, legisladores e instituições em uma mesa, para podermos centralizar as iniciativas”, argumentou.

Fonte: G1 Amazonas