Governo do AM fecha bares e flutuantes

Camila Bonfim
MANAUS/AM 17/09/2015 FLUTUANTE SEDUTOR. Flutuante Sedutor no Taruma. Foto REINALDO OKITA/DIARIO DO AMAZONAS

O governador do Amazonas, Wilson Lima, ao reconhecer o aumento no número de casos de Covid-19 no Estado, anunciou novas ações para reforçar as medidas de prevenção, entre eles o fechamento de flutuantes, balneários, casas de eventos, restaurantes, bares e boates. O anúncio ocorreu nesta quinta-feira (24), na sede do governo, no bairro Compensa 2, zona oeste da capital.

De acordo com Wilson Lima, o aluguel de sítios, chácaras e estabelecimentos da categoria não será permitido. “A gente tem observado nos últimos dias uma tendência nos casos de Covid e essa tendência de aumento tem acontecido nas classes A e B, resultado de aglomerações que todos nós temos acompanhado nas redes sociais. Só no último fim se semana fechamos dois estabelecimentos que reuniram em torno de sete mil pessoas. Um tinha aproximadamente quatro mil participantes, e outro mais três mil participantes. E é isso que tem causado esse aumento, essas aglomerações, atitudes que não condizem com aquela situação dada pelas autoridades para evitar a transmissão da Covid”, disse o governador.

Em relação aos restaurantes, só serão permitidos os que tiverem a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) de lanchonete. O horário de lojas de conveniência e restaurantes foi reduzido para até as 22h.

Aulas retornam

Sobre as aulas do Ensino Fundamental, o governador afirmou que o retorno ocorrerá na próxima quarta-feira (30), de forma híbrida, com aulas presenciais duas vezes na semana e online. “Não é o retorno às aulas, a atividade letiva ou as escolas que estão promovendo essa tendência de aumento da Covid na capital”, destacou Wilson Lima.

“Eu não vou deixar a balada aberta e a escola fechada. Nós não podemos punir o aluno do ensino público, que já tem uma defasagem histórica em relação ao ensino privado, porque alguns querem ir para a balada”, declarou o governador.

Durante a coletiva de imprensa, Wilson Lima também anunciou que seis Centros de Atenção Integral à Criança (Caic) e dois Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) serão reabertos a partir do dia 1º de outubro. O assunto foi destacado pelo jornalismo do GRUPO DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO (GDC), que cobrou do Governo do Amazonas respostas para o fechamento das unidades na capital.

‘Decreto incoerente’

Após anúncio do Governo do Amazonas de fechamento de bares e redução dos horários de restaurantes, por conta do aumento dos casos de Covid-19 a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amazonas (Abrasel), diz que decreto é incoerente, e medidas serão anunciadas após reunião com o governador Wilson Lima, nesta sexta-feira (25).

Durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira (24), na CDL Manaus, no bairro Parque Dez, zona centro-sul da capital, o presidente da Abrasel, Fábio Cunha, citou a maneira que a fiscalização estava sendo feita nos estabelecimentos não é aprovada, inclusive por frequentadores dos estabelecimentos.

FVS AM registra mais 876 casos da Covid-19 nesta quinta-feira

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), divulga nesta quinta-feira (24), o Boletim Diário Covid-19, edição nº 176, confirma o registro de 876 novos casos de Covid-19, totalizando 134.289 casos da doença no estado.

Do total de novos casos confirmados da doença no Amazonas, 34 foram detectados por RT-PCR, que aponta casos novos que estão entre o 3º e 6º dias da doença, e 801 por testes rápidos, que identificam os anticorpos, com data de início dos sintomas entre, pelo menos, oito e 60 dias ou mais das primeiras manifestações da Covid-19. Do total de casos detectados por RT-PCR, 32 são na capital e dois do interior.

Conforme o boletim, foram confirmados oito óbitos por Covid-19, sendo quatro ocorridos nas últimas 24 horas e quatro óbitos encerrados por critério laboratorial na data desta quinta-feira (24), elevando para 3.992 o total de mortes. Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus, nesta quarta-feira (23), foram registrados 35 sepultamentos e cinco óbitos em domicílio. O boletim acrescenta ainda que 16.297 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas, o que corresponde a 12,14% dos casos confirmados ativos.

Nesta edição do boletim, confirma a recuperação de mais 737 amazonenses nas últimas 24 horas, chegando a 114.000 o número de pessoas recuperadas da Covid-19 no Estado.

Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, há 323 pacientes internados, sendo 212 em leitos clínicos (86 na rede privada e 126 na rede pública), 107 em UTI (47 na rede privada e 60 na rede pública) e quatro em sala vermelha, estrutura voltada à assistência temporária para estabilização de pacientes críticos/graves para posterior encaminhamento a outros pontos da rede de atenção à saúde.

Fonte: D24am