Nesta quarta-feira (28) o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e a Suframa, autarquia que administra o modelo econômico, comemoram aniversário de 57 anos. Segundo o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, as expectativas para o futuro são positivas. Ele citou como metas: atrair mais empresas para o Polo Industrial de Manaus (PIM) e atuar fortemente na integração regional.
No ano passado, as empresas do PIM faturaram R$ 161,02 bilhões de janeiro a novembro. Em dólar, o montante foi de US$ 32.22 bilhões. A média mensal de empregos está em 112.533 mil colaboradores, incluindo efetivos, temporários e terceirizados.
O superintendente da Suframa destacou o papel crucial da Autarquia para a região amazônica e para o Brasil como um todo.
“Além de administrar a Zona Franca de Manaus, que representa uma fonte significativa de empregos, renda e desenvolvimento econômico, a Suframa promove a integração regional e a interiorização das atividades econômicas, fortalecendo a economia local e contribuindo para o crescimento sustentável da Amazônia Ocidental e Amapá”, afirmou.
A Lei nº 8.387/1991 estendeu a política de desenvolvimento à Área de Livre Comércio de Macapá-Santana, no Amapá, ampliando ainda mais o alcance regional do projeto iniciado em 1967.
A prorrogação dos incentivos, inicialmente previstos até 1997, ocorreu em 1986, 1988 e a mais recente em 2014, estendendo o prazo até 2073, refletindo a importância da ZFM para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental, reconhecida nacional e internacionalmente.
Fonte: TODAHORA