O prefeito de Letícia Elqui Uní, anunciou na manhã desta sexta-feira (12), que a Delegação do Peru está confirmada para participar da 37ª Confraternidade Amazônica: “Siempre seremos hermanos, bienvenidos nuestros hermanos Peruanos a nuestra ciudad a nuestra confraternidad, somos privilegiados de vivir en una zona de frontera donde podemos desgustar de culturas diferentes , de gastronomía , deporte y mucho más” falou Elquin Uni em suas redes sociais.
O governador de loreto, Dr. René Chavéz, também se pronunciou nas redes sociais e enviou um comunicado oficial, confirmando a participação do Peru no evento mais tradicional da tríplice fronteira
O conflito diplomático foi resolvido, portanto, está confirmado a realização do XXVII Festival da Confraternidade Amazônica, com a participação dos três países: Brasil. Peru e Colômbia.
Vejam os comunicados dos dois países selando a paz entre os mesmos:
Entenda o caso: Durante a realização da Primeira Mesa Técnica de Segurança nas Fronteiras, realizada em Letícia no dia 8 de julho, onde o Diretor da Soberania Territorial da Colômbia, Diego Felipe Montenegro, declarou de forma desrespeitosa ao prefeito da Ilha de Santa Rosa, Iván Yovera, que a mesma não pertencia ao Peru, afirmando ainda, que Santa Rosa estava sendo ocupada irregularmente pelos peruanos.
A situação gerou um conflito diplomático entre os dois países e por esse motivo, foi emitida uma nota oficial afirmando que o Peru já não iria participar da Confraternidade Amazônica desse ano.
Por: Portal Tabatinga