Nesta segunda-feira (24) aconteceu o lançamento da Ronda Maria da Penha em Tabatinga.
Em 30 de setembro de 2014, o Governo do Amazonas criou a Ronda Maria da Penha para atuação direta na rede de proteção às mulheres vítimas de violência.
Dentre as ações, garante o cumprimento das Medidas Protetivas de Urgência que são providências garantidas pela Lei 11.340/06 e o acompanhamento às vítimas que tem a finalidade de garantir a sua proteção e de sua família.
O Portal Tabatinga esteve presente no evento de lançamento e conversou com o Comandante da Polícia Militar da região, Major Jonatas Soares, para saber um pouco mais, sobre como vai funcionar essa importante ferramenta de apoio as mulheres vítimas de violência doméstica no município.
O Comandante destaca que o lançamento é fruto de um trabalho que começou lá atrás quando em uma sessão voltada para as mulheres na Câmara Municipal de Tabatinga, ele prometeu que a polícia iria implantar o Ronda Maria da Penha, por conta do alto índice de casos de violência doméstica no município.
Ele explica que por determinação do Governador do Amazonas Wilson Lima e do Comandante Geral Coronel Klinger, foi realizado um curso aos policiais para nivelar conhecimentos e que o curso foi ministrado por uma equipe multidisciplinar que contou com Juiz, Desembargador, Assistente Social, Médicos, para que todos entendessem, como funciona toda a ramificação que exige a proteção as mulheres.
Ele finaliza alertando: “Um aviso para os cidadãos que ainda ousarem bater em mulher em Tabatinga, Tabatinga tem Lei e a Lei vai ser cumprida, a partir de hoje com Ronda Maria da Penha implantado, não vamos mais admitir, nenhum caso de violência doméstica contra a mulher”.
O Ronda Maria da Penha em Tabatinga conta com uma equipe de seis policiais e o Comandante da Ronda é o Sargento Ramalheira com quem também conversamos sobre essa grande conquista.
Ramalheira destaca que uma das ações que serão realizadas pela equipe responsável pela Ronda Maria da Penha, será a visita e fiscalização nas residências das mulheres que tem medida protetiva de urgência expedidas pelo Juiz, para dar garantia as vítimas e o acompanhamento da medida protetiva.
Ele finaliza informando o número de contato direto com a Ronda Maria da Penha, para que as mulheres possam acionar a Polícia Militar, caso sofram algum tipo de violência doméstica e afirma que a polícia está aqui para atender a sociedade tabatinguense.
Contato da Ronda Maria da Penha: 92 98413-5291
Parabéns a Policia Militar na pessoa do Comandante Jonatas Soares pelo importante trabalho que vem desempenhando em Tabatinga, sem dúvida que com a chegada da Ronda Maria da Penha, as mulheres que sofrem qualquer tipo violência em nosso município, estarão mais amparadas, protegidas e acompanhadas.
Por: Silvana Castelo/Portal Tabatinga