Maguila, lenda do boxe brasileiro, morre aos 66 anos

Morreu nesta quinta-feira (24), aos 66 anos, uma lenda do boxe brasileiro: Adilson Rodrigues, o Maguila.

O Brasil se acostumou a torcer por ele dentro dos ringues e a admirá-lo também fora deles.

José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, foi um dos mais importantes atletas do boxe brasileiro. Ajudou a popularizar a modalidade no país com talento e carisma.

Maguila nasceu em Aracaju em 1958. Ainda criança, se apaixonou pelo boxe, inspirado por lendas da época, como o brasileiro Éder Jofre e o americano Muhammad Ali. Na adolescência, se mudou para São Paulo.

A primeira luta da carreira de Maguila aconteceu em 1981, em um tradicional torneio amador de São Paulo. Mas foi no Ginásio do Ibirapuera que ele viveu alguns dos momentos mais emblemáticos da carreira. Dois anos depois, lá ele se tornou campeão brasileiro. E, em 1987, derrotou o norte-americano James “Quebra-Ossos” Smith, em um dos duelos mais memoráveis do pugilista. Ele conquistou diversos títulos internacionais e foi inspiração para gerações de pugilistas.

Maguila disputou 85 lutas com 77 vitórias, sendo 61 por nocaute, sete derrotas e um empate técnico. A rápida ascensão o levou a desafiar lendas do boxe mundial, como os americanos Evander Holyfield e George Foreman. O brasileiro perdeu as duas lutas, mas se lembrava delas com bom humor.

“O mais forte que eu lutei foi o velho, George Foreman. Bate no velho e parece uma parede, batia e voltava, parecia que estava batendo em borracha”, contou.

Em 2010, Maguila foi diagnosticado, inicialmente, com a doença de Alzheimer. Três anos mais tarde, foi constatado que se tratava de encefalopatia traumática crônica, uma doença irreversível causada por traumas na cabeça.

Aos 66 anos, Maguila deixa três filhos e a esposa.

Fonte: G1 Jornal Nacional

Sair da versão mobile