Item 9: conheça as guerreiras cunhã-poranga dos bois Caprichoso e Garantido

Portal Tabatinga

Moça bonita, sacerdotisa, guerreira e guardiã. Essa é a definição de Cunhã-Poranga, a moça mais bela da aldeia e item 9 do 57º Festival Folclórico de Parintins. Defendido por Marciele Albuquerque no Caprichoso, e Isabelle Nogueira, no Garantido, elas destacaram, ao g1, como começou seus amores por cada um dos bois e como é a preparação para o espetáculo.

A disputa, que acontece no “Bumbódromo”, na Ilha Tupinambarana, conta com 21 itens oficiais de cada boi-bumbá. Entre eles, o item 9, defendido Marciele e Isabelle, que levam beleza, simpatia, garra, desenvoltura e incorporação através da narrativa do espetáculo nas três noites de festival. Veja abaixo mais sobre o perfil de cada Cunhã-Poranga.

Indígena Munduruku, a cunhã-poranga do Caprichoso lembrou que seu contato com o boi começou logo quando criança e sempre costumava cantar as toadas.

“A minha história com o Caprichoso começou quando eu era criança. Eu escutei a toada ‘Ritmo Quente’ e procurei saber a coreografia. Já dançava desde muito, muito criança. Minhas primeiras memórias são dançando. Eu ouvi essa toada e me encantei. E meus pais também. Mamãe já dançava e ela foi atrás de aprender a coreografia e a gente começou a aprender. E foi desde esse momento que eu comecei a me envolver com o Caprichoso. Eu não tinha noção da dimensão do amor que eu iria sentir, que estava nascendo ali naquele momento”, contou.

No Garantido, quem defende o item é a ex-BBB Isabelle Nogueira. Em 2024, ela completa 10 anos como item do boi e afirmou que sente muito orgulho em poder realizar o sonho de ser cunhã-poranga.

“Iniciei como Rainha do Folclore, que é um dos 21 itens que concorrem no Festival Folclórico de Parintins e em 2017 fui aclamada cunhã-poranga do meu boi Garantido. Então sou muito grata, muito honrada em realizar um sonho meu que era de infância, porque eu brinco boi bumbá, brinco no meu boi Garantido desde cunhantã, como eu falo, e hoje ser cunhã-poranga do meu boi é uma realização de um sonho de infância. Com muita alegria, com muita gratidão, tenho muita história linda, incrível, de superação e de alegria pra contar”, afirmou Isabelle.

Fonte: G1 Amazonas