O Amazonas estará presente pela primeira vez na história, no 24º Festival Internacional de Dança de Araraquara – FIDA 2024, um dos mais importantes eventos da modalidade artística no Brasil. Isso porque a Instituição Cultural e Educacional Arte Sem Fronteiras, companhia de dança amazonense foi convidada para representar o Estado no evento.
Wilson ressaltou a importância dos trabalhos produzidos pela instituição, através da dança contemporânea, que retratam um pouco da história dos povos originários da Amazônia.
Para a diretora e curadora do Festival, Gilsamara Moura, a participação inédita de artistas amazonenses reforça a importância do evento na valorização da dança dos quatro cantos do Brasil.
“São espetáculos que têm a vida e a história do Norte: a Cabocla Jurema, que representa uma entidade religiosa, mãe protetora da natureza e o Ashaninka, que coloca em cena o cotidiano e os costumes desse povo que habita no Alto Juruá. E ainda vamos ministrar três oficinas já premiadas, reconhecidas no exterior e que reforçam a importância da arte através da dança”, pontuou o fundador do ASF.
Fonte: D24am.