Neste mês, dez professores brasileiros, selecionados a participar do Programa Limitless Global Educator Program (LGEP) , apresentaram suas pesquisas para especialistas da indústria espacial, em Houston, Texas. Desde fevereiro, os professores têm trabalhado com seus alunos para projetar um experimento simples para voar em microgravidade e investigar ou demonstrar fenômenos científicos.
O programa é fruto de um Protocolo de Intenções assinado com o Limitless Space Institute e a IHS Towers , em fevereiro deste ano. Ministrado com foco na exploração espacial, o Global Educator realiza workshops virtuais mensais com percepções de palestrantes convidados para falar sobre a temática. Além disso, eles participam do LSI Summer Institute por uma semana, com representantes do LSI do Brasil e da Nigéria para workshops práticos.
Cada equipe teve cinco minutos para apresentar sua ideia e responder às perguntas do painel sobre seu experimento. O LSI contabilizou as pontuações para selecionar o experimento mais viável para voar em microgravidade. O experimento vencedor foi o de Vanessa Simões da Silva Oliveira e seus alunos da 4ª e 5ª séries. O LSI continuará trabalhando com a equipe vencedora para ajustar e preparar seu experimento para a microgravidade nos próximos meses.
Fizeram parte do painel de especialistas o Kam Ghaffarian, presidente do conselho do Limitless Space Institute, presidente executivo da Axiom Space e presidente do conselho da Intuitive Machines; Kaci Heins, diretora-executiva da LSI; Lucie Lowe, cientista-chefe da Axiom Space; John Selmartin (Axiom Space); Chris Matty (Nasa); Tamara Cougar (Nasa) e Herb Baker (Nasa).
A próxima fase do programa envolve a continuação do treinamento presencial em educação Stem do LSI com os professores de Natal, Brasil, em parceria com a Agência Espacial Brasileira, realizado nas instalações do CVT-E. Eles também estão animados para expandir seu alcance convidando 60 professores locais para um dia de desenvolvimento profissional em educação espacial. Esse evento será ministrado pelos dez Educadores Globais Limitless, que compartilharão o que aprenderam no programa e transmitirão seu conhecimento e inspiração como embaixadores.
O projeto desenvolvido pela professora Vanessa Simões da Silva Oliveira, da Escola Municipal Jaguariaíva de Curitiba, teve seu trabalho intitulado como “Momentum Transfer and Conservation” envolvendo o campo da física no qual se trata de compreender os conceitos de conservação de momento e transferência.
Fonte: D24am