Em meio a seca severa, Governo Federal assina contrato de R$ 92 milhões para dragagem do Rio Amazonas

Portal Tabatinga

O Governo Federal assinou, na quarta-feira (4), um contrato de R$ 92 milhões para a dragagem de um trecho do Rio Amazonas entre Manaus e Itacoatiara, no interior do estado. A ação foi coordenada pelo Ministério dos Portos e Aeroportos.

O Amazonas vive uma seca severa, que já colocou todos os 62 municípios do estado em emergência e afeta 330 mil pessoas. Na capital Manaus, o Rio Negro está medindo 18,49 metros nesta sexta-feira (6). Já em Itacoatiara, o Rio Amazonas está em 5,50 metros.

Com o Rio Negro descendo cada vez mais na capital, empresas que atuam no transporte de cargas precisaram montar portos flutuantes em Itacoatiara. De lá, os navios descarregam as mercadorias em balsas, que seguem para a capital amazonense, para suprir a indústria e o comércio.

Segundo a pasta, com a assinatura do contrato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a DTA Engenharia, empresa vencedora da licitação, poderá começar os trabalhos a tempo de mitigar os efeitos da estiagem sobre a navegabilidade e o escoamento de insumos.

O secretário Nacional de Hidrovias e Navegação, Dino Antunes, afirmou que os trabalhos serão iniciados nos próximos dias e deverão minimizar os impactos na região Norte.

Fonte: G1 Amazonas