Debate entre Vance e Walz pode influenciar rumo da eleição nos EUA

Portal Tabatinga

Os candidatos à Vice-Presidência dos Estados Unidos se encontram nesta terça-feira (1º) em um debate promovido pela emissora “CBS News”. J.D. Vance é o candidato do Partido Republicano e integra a chapa de Donald Trump. Já o democrata Tim Walz faz parte da chapa de Kamala Harris.

A imprensa norte-americana vem classificando o encontro como um dos mais importantes da história recente, mesmo se tratando de candidatos a vice. Isso porque:

  • A eleição passa por um cenário de indefinição e polarização. Qualquer mudança no eleitorado dos estados-chave pode fazer a diferença no resultado.
  • Donald Trump e Kamala Harris só se enfrentaram am um debate, o que pode fazer com que o encontro dos vices tenha mais relevância.

Atualmente, J.D. Vance é senador pelo estado de Ohio. Ele tem 39 anos e ficou conhecido pela autobiografia “Hillbilly Elegy”, que virou um best-seller. O livro também deu origem ao filme “Era uma vez um sonho”, de 2020.

Já Tim Walz é o governador do estado de Minnesota. Ele tem 60 anos e já foi membro da Guarda Nacional do Exército dos EUA, além de treinador de futebol americano. Walz tem forte apelo entre o eleitorado rural e é visto como bem-humorado.

Historicamente, os candidatos a vice surgem como figuras de ataque a opositores, enquanto o cabeça da chapa foca no aspecto mais político da campanha. No entanto, essa postura acabou sendo bagunçada por Trump, que tem o costume de tomar frente aos ataques.

O debate desta terça-feira também acontece em um contexto de polêmica envolvendo J.D. Vance. Em setembro, o republicano ajudou a espalhar uma história falsa de que imigrantes haitianos estavam roubando e comendo animais domésticos de uma cidade de Ohio.

A informação acabou sendo citada por Donald Trump no debate presidencial contra Kamala Harris. O republicano foi desmentido ao vivo. Autoridades disseram que não existem relatos do tipo.

Fonte: G1 Amazonas