Conhecida como ‘Paris dos Trópicos’, Manaus tem ligação histórica com capital francesa que sedia Olimpíadas em 2024

Portal Tabatinga

“Paris dos Trópicos”. É assim que a cidade de Manaus, capital do Amazonas, passou a ser conhecida há muitos anos, no período áureo do Ciclo da Borracha, no fim do século 19. A cidade francesa que sedia os jogos Olímpicos de 2024 teve uma influência histórica sobre a capital amazonense tanto no estilo de vida, quanto nas construções históricas da cidade que chamam a atenção até os dias de hoje.

Nesta sexta-feira (26), Paris atrai olhares do mundo inteiro na abertura das Olimpíadas em 2024. Manaus, que carrega o apelido de “Paris dos Trópicos” também já recebeu jogos nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.

Mas as referências a Paris no Teatro Amazonas vão além da questão cultural e de vivência da população da época. Quem faz uma visita guiada ao local se impressiona com a beleza do salão de espetáculos. Ao olhar para o teto, é possível ver uma pintura de Crispim do Amaral que representa a base da Torre Eiffel vista de baixo.

O Teatro Amazonas foi construído com materiais trazidos de diversas partes da Europa. Na parte externa, a famosa cúpula do teatro, que representa a bandeira brasileira, foi construída com cerâmicas que vieram da França.

Outro lugar que carrega a referência histórica de Paris em Manaus é o Mercado Municipal Adolpho Lisboa. O prédio também foi construído durante o período áureo da borracha e teve a estrutura importada da Europa.

A estrutura é uma réplica do mercado Les Halles, de Paris, e o responsável pelo projeto foi o engenheiro francês Gustave Eiffel, que também projetou e deu seu nome para a famosa Torre Eiffel de Paris.

Fonte: G1 Amazonas