Nesta segunda-feira (15), deu início ao XXXVII Festival da Confraternidade Amazônica com a realização do tradicional desfile das carroças.
O desfile iniciou em Tabatinga na Avenida da Amizade em frente a prefeitura municipal, com as representantes oficiais do Brasil, Peru e Colômbia.
A carroça do Brasil evidenciou o FESTISOL, o maior evento cultural do município. O carro foi decorado com as onças que representam a festa: Preta e Pintada e também, com folhagens representando a flora da nossa região. A nossa representante, Sianne da Silva estava linda com o traje típico da festa nas cores, azul representando a Onça Preta e vermelha representando a Onça Pintada.
As agremiações das onças também estiveram presentes acompanhando o desfile com muita alegria contagiando a todos que acompanhavam o evento.
Em seguida estava a carroça do Peru, com grandes esculturas de animais da nossa fauna como jacaré, cobra e pássaros. A frente do carro trouxe uma grande escultura do rosto de um indígena, representando as etnias existentes na região e a carismática representante do Peru, Shelse de Almeida, estava com uma indumentária indígena.
A última carroça foi da representante da Colômbia Keila Larissa Quintero, que estava com uma indumentária indígena. A carroça foi decorada com animais da fauna amazônica e o tradicional artesanato indígena.
O desfile saiu de Tabatinga em direção a Letícia, percorreu a principal rua do centro, até chegar a Concha Acústica, local onde é realizado o Festival da Confraternidade Amazônica.
Vale destacar que durante o desfile as senhoritas de cada país, assim como as carroças já foram avaliadas pelo júri.
Parabéns a todas as delegações pelo lindo desfile, com destaque para a apresentação do Brasil que como sempre, esbanjou alegria e realizou um grande desfile com a linda e carismática Sianne da Silva.
Por: Silvana Castelo Branco/Portal Tabatinga
Imagens: SECOM de Tabatinga