CFSOL/8°BIS esclarece rumores sobre o destino dos canhões históricos encontrados em Tabatinga

No dia 17 de setembro 2024, militares do CMDO FROM SOLIMOES/8° BIS encontram dois canhões do antigo Forte São Francisco Xavier de Tabatinga, que estavam desaparecidos desde o desabamento da instalação, ocorrido em 1932, às margens do Rio Solimões. Canhões do século XVIII, forjados em ferro fundido, pesando cerca de 2,5 Toneladas, cada.

Esta descoberta só foi possível devido à grande seca que atinge a nossa região, que expôs as ruínas das instalações do velho Forte, as quais estavam submersas nas águas do rio. Não havia uma seca tão intensa desde 1955, quando foram encontrados os primeiros canhões, depois que o Forte ruiu e foi engolido pelas águas do Solimões.

Nos últimos dias surgiram rumores de que os artefatos históricos seriam levados para o acervo do município de Tefé, gerando descontentamento na classe de professores do município, que consideram os artefatos parte integrantes da história do município e que pertence ao povo de Tabatinga.

Diante do questionamento exposto em algumas redes sociais, o Portal Tabatinga entrou em contato com CMDO FROM SOLIMOES/8° BIS para averiguar sobre a procedência dos fatos.

De imediato, o CFSOL /8° BIS emitiu um comunicado oficial, esclarecendo que os canhões permanecerão em Tabatinga.

Lembrando que o Batalhão mantém um acervo histórico de diversos materiais encontrados nas ruínas do Forte São Francisco Xavier de Tabatinga, de modo que essas peças encontradas, estão somando à coleção que em breve estarão expostas nas instalações do Parque Zoobotânico da Unidade Militar.

Por: Portal Tabatinga/ com informações do O CMDO FROM SOLIMÕES/8° BIS

Sair da versão mobile