Bartolomeu Chaves se joga na chegada e leva prata nos 400m do atletismo

Portal Tabatinga

Bartolomeu Chaves precisou se jogar na linha de chegada dos 400m T37 – classe do atletismo para pessoas com paralisia cerebral. Nesta quarta-feira, o brasileiro de 23 anos, conhecido como Passarinho, se lançou para conquistar a prata nas Paralimpíadas de Paris. Ele ficou atrás apenas do russo Andrei Vdovin, que se sagrou bicampeão da prova.

– Dei tudo o que eu tinha. Eu me joguei. Deu certo. Primeira medalha. Melhorei minha marca. Estou muito feliz. Significa muito essa medalha. Achei que nem ia medalhar, porque cheguei à aclimatação em Troyes com o joelho inflamado, treinei só quatro dias lá, mas o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) cuidou bem de mim. Fiz o impossível. Tô sem acreditar ainda – disse Passarinho.

Na final desta quarta-feira, Passarinho voou na primeira metade da prova. Só que o Vdovin, recordista mundial da prova, cresceu na reta final para faturar o bi paralímpico, com 50s27. O brasileiro bateu a melhor marca da carreira, com 50s39, e segurou a prata. O tunisiano Amen Allah Tissaoui atacou nos metros finais e ficou com o bronze, com 50s50, recorde africano.

Bartolomeu começou no atletismo paralímpico na classe T20, para pessoas com deficiência intelectual. Ele, porém, foi reclassificado para a classe T37, para pessoas com paralisias cerebrais e cresceu nos últimos anos. Foi campeão dos 400m no Mundial deste ano e bronze no do ano passado.

Fonte: G1 Amazonas