Após Manaus entrar em alerta por aumento de casos de dengue, FVS-AM orienta sobre meios de prevenção

Portal Tabatinga

Após o cenário epidemiológico da dengue colocar Manaus em situação de alerta, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), orienta a população sobre os meios de prevenir a doença, nesta segunda-feira (29).

Em Manaus, os casos da doença mais que dobraram na última semana. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), já são mais de 520 casos, em 2024.

De acordo com a FVS-AM, a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti é a principal forma de prevenção às arboviroses, incluindo dengue, chikungunya e zika. A fundação informou ainda que 66% dos depósitos das larvas do mosquito poderiam ser eliminados com vistoria semanal.

Entre os principais depósitos domésticos que podem causar a proliferação do mosquito estão caixas d’águas, vasos de planta, calhas de chuva e lixo acumulado em ambiente residencial ou profissional. Por isso, é importante que o morador faça uma vistoria semanal em casa ou ambiente de trabalho para combater o mosquito transmissor das doenças.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatiza que a contribuição da população é ainda mais preciosa diante do período chuvoso onde são esperados registros de casos de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya.

Fonte: G1 Amazonas