Amazonense Mauro Campbell toma posse como corregedor nacional de Justiça

Portal Tabatinga

O novo corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, será empossado no cargo nesta terça-feira (3), às 10h, no Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília. Após a cerimônia, o ministro participa da 11ª Sessão Ordinária de 2024. O CNJ é uma instituição pública cujo objetivo é aperfeiçoar o trabalho do judiciário, principalmente no que diz respeito ao controle e à transparência administrativa e processual. Atualmente, o órgão é presidido pelo ministro Luís Roberto Barroso.

Campbell foi aprovado pelos parlamentares após sabatina no Senado Federal. Em sua fala, o novo corregedor do CNJ citou o desafio para lidar com o acúmulo, traduzido em 80 milhões de ações em tramitação. O magistrado também falou sobre o papel do juiz “não é somente proferir sentença, mas também social”.

Ele reforçou a necessidade de os juízes conhecerem as comarcas onde trabalham. “O juiz tem que ir a escolas, hospitais, postos de saúde. Ele precisa conhecer a realidade da sua jurisdição, para que tenha a dimensão de como poderá, por suas decisões, mudar a realidade da comunidade onde vive”, disse Campbell.

“O juiz não possui carta de alforria para fazer da magistratura um bico, turismo na sua comarca. Não podem se tornar juízes virtuais. Lá ele deve residir, porque recebeu ajuda de custo e dinheiro público para isso”, completou o próximo corregedor nacional.

Em seu discurso durante a sabatina, o novo corregedor do CNJ também lembrou que o país enfrenta um desafio para lidar com o acúmulo de processos.  Para resolver a situação, o ministro destacou a necessidade de reordenamento do Judiciário e do filtro de relevância de recurso especial.

Fonte: D24am.