Todos os 62 municípios do Amazonas foram declarados em estado de emergência devido à seca severa e às queimadas que afetam o estado este ano. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (28) pelo governador Wilson Lima, que também assinou um decreto para declarar situação de emergência em saúde pública em razão do período de vazante dos rios.
Segundo o último boletim da estiagem divulgado pela Defesa Civil do Amazonas, até terça-feira (27), a seca havia colocado apenas 20 cidades em situação de emergência, afetando quase 290 mil pessoas e 77 mil famílias em todas as calhas de rios do estado. Os números devem aumentar após a publicação dos decretos.
Neste ano, o Amazonas vive um cenário ambiental crítico devido à combinação de seca dos rios e queimadas. Cidades têm dificuldades de receber insumos, há aumento no preço de produtos e comunidades indígenas e ribeirinhas podem ficar isoladas.
Na reunião do comitê de enfrentamento à estiagem, realizada nesta quarta-feira, foram assinados decretos que ampliam a situação de emergência para todo o estado, implementando novas medidas contra as queimadas e ações para melhorar a saúde pública e combater doenças relacionadas à má qualidade da água causada pela seca.
Fonte: G1 Amazonas