Amazonas entra em emergência após focos de mosca-da-carambola na divisa com o Pará

Portal Tabatinga

Amazonas entrou em emergência fitossanitária após o registro de focos de mosca-da-carambola na divisa com o Pará. Nesta terça-feira (14), o Governo do Amazonas informou que o estado não tem ocorrência da praga.

De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo e a mosca-da-carambola é a principal ameaça à manutenção dos mercados de exportação já estabelecidos e em constante expansão da fruticultura.

Na segunda-feira (13), o Mapa publicou a Portaria nº 627, que declara estado de emergência fitossanitária nos estados do Amapá, Amazonas, Pará e Roraima. No entanto, segundo o ministério, atualmente, a praga está presente apenas nos estados do Amapá, Pará e Roraima.

Segundo a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), mesmo sem ocorrência da praga no estado, o Amazonas atua na fiscalização.

A praga Bactrocera carambola (mosca-da-carambola) causa danos não apenas na carambola, mas em diversas outras frutas como goiaba, acerola, tangerina, caju, pitanga, entre outras.

Fonte: G1 Amazonas