Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Tabatinga tem novo secretário

Rose Portal

O tenente-coronel da Polícia Militar do Amazonas, Huoney Herlon Gomes, foi nomeado pelo prefeito de Tabatinga (a 1.105 quilômetros de Manaus), Saul Nunes Bemerguy, novo chefe da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), pasta que engloba a gestão da Guarda Municipal e Coordenadoria de Trânsito do município. O novo gestor assume o posto deixado pelo também tenente-coronel Morillas, que esteve no cargo nos últimos dois anos. Para o novo gestor, os desafios são grandes tendo em vista que a cidade é considerada um dos municípios mais violentos do país, mas garantiu que não medirá esforços para mudar essa realidade.

A cidade de Tabatinga é uma das vinte e seis cidades gêmeas brasileiras que fazem fronteira terrestre com outro país e um ponto sensível e estratégico para a política de segurança pública, de defesa social e da soberania do Estado Brasileiro. O município apresenta fluxo de veículos, pessoas e negócios aumentando exponencialmente a cada ano.

Em virtude de sua condição ímpar de cidade polo, Tabatinga exerce grande influência na região em seu entorno. Historicamente violenta, estatisticamente comprovada nos crimes contra a vida e ao patrimônio, segundo estimativa do IBGE de 2021, a cidade possui 71.317 mil habitantes, sendo o quinto município mais populoso do Estado do Amazonas, não computados os migrantes ilegais

Se considerada uma cidade conurbada sendo gêmea da cidade colombiana de Letícia, ambas somam juntas população de 120 mil pessoas, fato que a colocaria como segundo pólo regional, superando municípios da região metropolitana, Parintins, Humaitá e Coari. E quando somadas as populações das cidades vizinhas de Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Islândia (Peru) e Santa Rosa(Peru), Caballo Cocho(Perú), Puerto Narinho(Colômbia), e Tarapacá (Colômbia) soma mais de 260 mil pessoas que circulam na região.

Portanto, o segundo polo regional, sendo superada somente por Manaus e com graves problemas na Segurança pública. A título de exemplo, Tabatinga apresenta os seguintes números de homicídios nos últimos 10 anos:

EVOLUÇÃO DA TAXA DE HOMICÍDIO EM TABATINGA-AM:

2011- 26
2012- 47
2013- 23
2014- 17
2015- 24
2016- 27
2017- 22
2018- 24
2019- 41
2029- 72
2021- 74

Fonte: Dados divulgados pela Polícia Militar e Polícia Civil.

Com números tão elevados, o novo gestor chega com o desafio de coordenar as ações de Segurança do município de Tabatinga em parceria com as instituições responsáveis pelo sistema de defesa social, a exemplo da Guarda Municipal, Coordenadoria de Trânsito, Conselho Tutelar, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiro Militar e DETRAN, com objetivo de trazer mais Lei e Ordem à princesinha do Solimões. “Chego com a missão de colaborar com a gestão municipal de Tabatinga na criação de estratégias de redução da criminalidade, integração entre as Instituições e promoção da Segurança Pública na comunidade tabatinguense”, disse o novo gestor.


CURRICULUM DO NOVO SECRETÁRIO:

O tenente-coronel Herlon incorporou nas fileiras da Corporação Policial Militar do Estado no ano de 2.000. É Bacharel em Segurança Pública pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Pós-graduado Lato Sensu com Especialização em Segurança e Ordem Pública. Possui o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais; Curso de Operações de Rondas Ostensivas Candido Mariano (COR/ROCAM); Curso de Uso Progressivo da Força e Técnicas e Tecnologias Menos Letais (MERCOSUL) e Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC), ambos do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública.

Herlon carrega junto ao currículo as medalhas e condecorações de Ação Policial, Medalha do Mérito Policial, Medalha Tiradentes, Medalha da Polícia Nacional Colombiana e Diploma 180 anos da Polícia Militar do Amazonas. Além disso, possui experiências como comandante de forças estratégicas e comandos em Manaus e interior do Estado a exemplo da Força Tática, Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), Chefe de Operações do Comando de Policiamento Especializado (CPE), assim como à frente do comando da 4ª, 24ª Companhias Interativas Comunitárias (Cicom), Comando de Policiamento de Área Leste (CPA-Leste), 3º Batalhão de Polícia Militar sediado em Tefé-AM e ainda comandante Diretor do 8º Colégio da Polícia Militar-CMPM VIII.

O tenente-coronel comandou o 8° BPM/Tabatinga e alto-Solimões entre os anos 2014 e 2018. A pedido do Prefeito Saul, elaborou a proposta de criação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social no ano de 2018, sendo aprovado em seguida na Câmara Municipal de Tabatinga. Ele foi o primeiro Secretário dessa pasta ainda no segundo semestre de 2018.

“Escolhi o Herlon por conhecer bem a região e tenho certeza que ele fará o melhor para me ajudar na gestão da segurança nessa tríplice fronteira” disse o Prefeito de Tabatinga Saul Nunes Bemerguy.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação-SECOM, da Prefeitura de Tabatinga.