NovidadesPolítica

Republicanos oficializa candidatura de João Luiz a reeleição de deputado estadual

O candidato à reeleição a deputado estadual, João Luiz oficializou a candidatura nesta sexta-feira (5), em convenção do partido Republicanos. Na homologação, o candidato destacou que continua trabalhando pela economia, saúde, educação, tecnologia, cultura e esporte no estado do Amazonas.

Ao longo do mandato na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), João Luiz lutou por melhorias na educação do Estado, destinou emendas parlamentares para a saúde no período crítico da pandemia de Covid-19, fez indicativos para o esporte local, trabalhou em prol de uma economia livre para agricultores, piscicultores e dentre outros.

“Assinamos a homologação da candidatura para ficarmos aptos junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) e também que possamos dar início a nossa caminhada em prol de políticas públicas a favor da população amazonense”, disse.

João Luiz também destacou os feitos realizados como presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (CDC/ALEAM) e da Secretaria de Cuidado, Prevenção a Depressão, Suicídio e Drogas da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

O presidente do diretório estadual do Republicanos no Amazonas, deputado federal Silas Câmara afirmou que o partido terá 25 candidatos pleiteando vaga na Aleam e nove candidatos para Câmara dos Deputados, em Brasília. “Iremos fazer a nossa parte nesse momento eleitoral do país e do Amazonas”, afirmou.

História
João Luiz Almeida da Silva é apresentador, radialista e palestrante. Foi eleito deputado estadual pelo Republicanos, em sua primeira eleição para o parlamento do Amazonas, com 25.858 votos, quase o dobro da eleição para vereador de Manaus, quando conseguiu ser o mais votado para a 17ª legislatura da Câmara Municipal de Manaus (CMM), com 13.978 votos, em 2016.

Em seu primeiro ano no parlamento municipal, foi presidente da Comissão de Esporte (Comesp), da Câmara Municipal de Manaus, criou o projeto de resolução para a criação da Frente Parlamentar de Enfrentamento às Fakes News, instituiu o Dia do Ciclista (25 de Agosto), entre outros projetos de lei em tramitação voltados para a valorização das pessoas, visando o bem-estar e qualidade de vida da população.

No Executivo Municipal, foi titular da Secretaria Municipal Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) por dez meses, tendo reativado a Corrida Cidade de Manaus, Jogos Amistosos Indígenas, Olimpíada da Terceira Idade, entre outros eventos.

Amazonense de carteirinha, João Luiz recebeu o título de Cidadão do Amazonas concedido pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e o Diploma de Cidadão de Manaus, pela Câmara Municipal de Manaus (CMM). Oriundo de família humilde e criado na periferia, aprendeu desde cedo a superar os desafios da vida e sentir na pele a dor e a necessidade das pessoas carentes. Desempenhou importante atividade social dentro de penitenciárias e hospitais, levando possibilidade de mudança de vida e esperança à população carcerária.

João Luiz é graduado em Gestão Pública. Na Assembleia Legislativa do Amazonas é presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e da Frente Parlamentar Cristã.

Como parlamentar criou leis importantes para o Estado do Amazonas voltada às mulheres entre elas, a que veda, no estado do amazonas, a nomeação para cargos em comissão de pessoas que tenham sido condenadas com base na Lei Maria da Penha, que prioriza a inclusão da mulher vítima de violência doméstica nos programas de geração de emprego e renda gerenciados ou financiados pelo Governo do Estado do Amazonas, que cria a semana estadual de conscientização, prevenção e proteção dos direitos das pessoas vítimas de escalpelamento e que dispõe sobre a obrigatoriedade de bares, restaurantes e casas noturnas adotarem medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco.

João Luiz também é criador da lei que proíbe as concessionárias de serviços públicos de água e energia elétrica de efetuar o corte do fornecimento residencial dos serviços, por falta de pagamento, em período pandêmico no Amazonas, proíbe o aumento das tarifas de serviços essenciais, como água, luz, esgoto e telefone e também da lei que autoriza a reabertura de igrejas e templos no Amazonas em período de pandemia.

Criou o Núcleo de Apoio ao Superendividado na CDC/Aleam, onde tem uma cooperação técnica com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), e outros órgãos do Estado.

Neste ano, João Luiz foi conduzido à presidência da Secretaria de Cuidado, Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas da União Nacional dos Legisladores e Legislativos (Unale).

Também criou a “Nova Lei das Filas”, que ganhou destaque nacional, as lei que proíbe as instituições de ofertar empréstimos por telefone aos aposentados, que dispõe sobre a obrigatoriedade às operadoras de serviços de telefonia fixa e móvel e às operadoras de TV por assinatura a manterem estabelecimento físico nas regiões do Estado do Amazonas, além de fazer indicação para redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos combustíveis, que foi acatado pelo Governo do Estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios