Primeiro medicamento para tratamento da Covid-19 é aprovado

Rose Portal

O medicamento que passa a ser o primeiro para o tratamento da Covid-19 incorporado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) já tem registro no Brasil com indicação para artrite reumatoide ativa, moderada a grave e dermatite atópica, moderada a grave. A decisão foi publicada por meio da Portaria nº 34/2022 assinada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) no Diário Oficial da União.

Pacientes adultos hospitalizados que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal por consequência da Covid-19 poderão ser tratados com o medicamento.

O baricitinibe já havia sido aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como tratamento para casos graves da doença e teve recomendação de incorporação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). Ele é um medicamento que atua sobre o sistema imune, auxiliando no processo de recuperação de quadros inflamatórios.

Os estudos analisados pela comissão apontam que o uso do medicamento pode contribuir para uma redução significativa de mortes por Covid-19 de pacientes adultos hospitalizados e que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal, ou que precisam de alto fluxo de oxigênio ou ventilação não invasiva.

Fonte: D24am.