O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, lançou o Plano de Ação: Estratégia de Vacinação de Fronteiras neste sábado (7), em Tabatinga. O planejamento vem fortalecer as políticas de vacinação nas regiões de fronteira nacional e internacional.
A ação tem como alvo cerca de 1,3 milhão de pessoas nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Santa Catarina, que residem em 33 cidades gêmeas brasileiras, onde há um alto deslocamento diário da população entre países.
A estratégia será implementada em 14 etapas, cada uma com duração de 10 dias, no período de 7 de maio a 10 de novembro deste ano. Serão ofertados todos os imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação para atualização da situação vacinal dos moradores das cidades de fronteira.
O Governo Federal também convidou países que fazem fronteira com o Brasil para aderir a estratégia e fortalecer as ações de imunização na região de fronteira, além de melhorar o acesso da população aos serviços de vacinação, sem distinção da nacionalidade.
Fonte: A Crítica
Foto: Secom PMT