Fronteira estará fechada este fim de semana devido às eleições presidenciais na Colômbia

Rose Portal

Eleições presidenciais neste domingo, 29 de maio, na Colômbia, decidirá os dois candidatos que irão para o segundo turno. Os nomes mais cotados nas pesquisas são: Gustavo Petro, Federico Gutiérrez (Fico) e Rodolfo Hernandez.

Por decreto, a fronteira (Letícia-Tabatinga) será fechada no sábado, 28 de maio às 18h se estendendo até a manhã de segunda-feira, 30 de maio às 6h da manhã.

Trecho do decreto colombiano publicado nesta terça-feira: “Articulo 25. Cierre de pasos terrestres y fluviales fronterizos. Ordenase el cierre de los pasos terrestres y fluviales autorizados de frontera, durante el lapso comprendido entre las 6:00 p.m. del 28 de mayo de 2022 hasta las 6:00 a.m. del 30 de mayo de 2022 para la primera vuelta.
Parágrafo 1. La medida debe incluir controles migratorios en los puestos terrestres y fluviales fronterizos. Se exceptúan de la restricción, los tránsitos que deban realizarse por razones de caso fortuito o fuerza mayor.”

A fronteira fluvial também está fechada com Brasil e Peru. Foi informado que 1.500 policiais estarão fazendo a segurança em Letícia, Porto Nariño e comunidades ribeirinhas.

Mais de 51.787 cidadãos do departamento do Amazonas estão aptos a votarem neste pleito, sendo o maior número, 40.570, na cidade de Letícia.