Benjamin Constant avança na vacinação infantil contra Covid-19

Rose Portal

A Prefeitura de Benjamin Constant, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já está imunizando a população infantil em geral dos 5 aos 11 anos contra a Covid-19. Nesta quarta-feira (09/02), as equipes do PNI Municipal iniciaram a vacinação de todas as crianças maiores de 05 anos, concluindo o cronograma de imunização dos menores de 12 anos de idade. Ao todo, mais de 1560 crianças já foram vacinadas.

Para o Prefeito de Beijamin Constant, David Bemerguy, vacinar as crianças é um passo importante para a prevenção e cuidados contra a Covid-19. “É com muita alegria que vemos hoje tantos pais e mães trazendo aqui seus filhos para vacinar. Isso comprova a eficácia do nosso planejamento e divulgação. Superamos eventuais Fake News e obtivemos sucesso em conscientizar a população a respeito da segurança e importância da imunização das nossas crianças”, declarou David.

Em apenas três semanas, a Prefeitura de Benjamin Constant conseguiu disponibilizar seus estoques de vacina contra a Covid-19 para todo grupo infantil autorizado pelo Ministério da Saúde. A Campanha de imunização das crianças começou em 19 de janeiro, primeiramente para as crianças de 5 a 11 portadoras de doenças pré-existentes. A campanha de vacinação contemplou crianças acamadas e pessoas com dificuldade de locomoção.

A coordenadora do PNI Municipal, a Enfermeira Sandy Graça, conta que foi necessário o reforço da equipe nesta quarta-feira. “Houve muita procura nessa conclusão de cronograma. Graças ao nosso planejamento, hoje estamos disponibilizando as doses para todas as crianças de 5 a 11 anos. Nossa equipe veio dobrada para dar conta da demanda. A vacinação está acontecendo de forma muito segura e cautelosa. Afinal, estamos aplicando dois tipos de imunizantes, Pfizer e Coronavac, de acordo com as diferentes idades”, afirmou a Enfermeira.

A conclusão dessa etapa demonstra um esforço contínuo da Administração Municipal em combater a doença. Benjamin Constant tem se destacado na luta contra o Coronavírus, realizando barreiras sanitárias, testagens em massa, monitoramento de casos e campanhas de conscientização. A Prefeitura também investe na fiscalização para o cumprimento dos decretos municipais de enfrentamento à Covid.

O município foi um dos primeiros do Brasil a vacinar todos os grupos prioritários e faixas etárias, tornando-se um exemplo de eficiência na imunização. De acordo com dados da FVS-AM, já foram aplicadas 58.383 doses contra a Covid-19 em Benjamin, e a cobertura vacinal com a segunda dose supera os 84% da população. As campanhas semanais de vacinação seguirão regularmente no município, para crianças, adolescentes e adultos.

Fonte: Ascom BC