Os quatro atletas integrantes do Projeto Bom de Luta que participaram, entre os dias 10 e 11 de abril, da seletiva para o Campeonato Mundial Estudantil de Wrestling, voltam para Benjamin Constant (AM) com importantes medalhas. Os lutadores viajaram ao Amapá para concorrer a vagas da competição internacional que acontece na França, este ano.
Ronaldante Dellacota(1) ganhou a medalha de bronze no estilo livre e medalha de prata na greco romana 80 kg. Kailom Silva(2) conquistou a prata na greco romana 70kg. Filipe Kailom(3) trouxe a medalha de bronze no estilo livre e medalha de prata na Greco Romana 48kg. Já André Bindá (4) foi medalhista de bronze na greco romana 65 kg. Além disso, todos também voltam com a medalha de ouro por equipe, representando o Estado do Amazonas.
De acordo com o prefeito de Benjamin Constant, David Bemerguy, essa foi mais uma grande conquista para o Bom de Luta. “O atletas desse projeto social e desportivo seguem alcançando as colocações mais altas em competições nacionais e internacionais. É uma vitória da Secretaria Municipal de Assistência social, responsável pelo Bom de Luta, e também de todos os benjaminenes. Agora, nossos lutadores competiram com a elite da luta olímpica brasileira, superando vários adversários, e voltam para casa com a merecida recompensa. É um orgulho imenso para todos nós”, declarou David.
O Coordenador do Bom de Luta, Jhonny Franco, destaca o alto nível técnico da delegação benjaminense. “As lutas dos atletas de Benjamin foram eletrizantes, consideradas as melhores do evento. Os meninos derem um verdadeiro show. O Brasil inteiro está olhando para nosso município e vendo nossa evolução. Dois de nossos atletas chegaram a ser declarados campeões em suas categorias e ficaram com a prata por questões de arbitragem. Mas isso não tira o mérito e o brilho das nossas conquistas”, concluiu Jhonny.
O projeto Bom de Luta é uma inciativa da Prefeitura de Benjamin Constant que, por meio da Secretaria de Assistência Social, usa o esporte com instrumento de transformação na vida de crianças, jovens e adolescentes. A participação de Benjamin Constant na Seletiva foi viabilizada pela parceria entre a Administração Municipal, a Federação Amazonense de Luta-Livre Esportiva e Luta Olímpica(FALLE), Confederação Brasileira de Deporto Escolar (CBDE) e a Confederação Brasileira de Wrestling (CBW).