Prefeitura de Tabatinga mantém Casa de Apoio para acolher famílias durante tratamento médico em Manaus

Rose Portal

Desenvolvida para ajudar pacientes que precisam de atendimento médico em Manaus, a Casa de Apoio Tabatinga auxilia, atualmente, 14 pessoas entre pacientes e acompanhantes provenientes do município na capital. A Casa de Apoio é mantida pela Prefeitura de Tabatinga oferecendo dormitório, alimentação e transporte diariamente.

De acordo com o prefeito interino, Plínio Cruz, a estrutura serve para o acolhimento de pessoas que precisam se deslocar à capital para realizar algum tratamento médico. “Servimos como apoio na atenção básica. Auxiliamos e acolhemos esses pacientes durante os procedimentos e atendimentos médicos em Manaus”, explicou.

Atualmente com 10 funcionários, entre assistentes sociais, enfermeiros, motoristas e serviços gerais, o local disponibiliza café da manhã, almoço, lanches da tarde e jantar, tanto para os pacientes que estão acolhidos na Casa como para aqueles que ficam na casa de familiares, além do transporte para que os pacientes se desloquem às unidades de saúde, tudo custeado pela Prefeitura de Tabatinga.

De acordo com a coordenadora da Casa de Apoio, Francisca Souza, “a Casa de Apoio é para aquele paciente que não tem familiar em Manaus e precisa vir até a capital para fazer algum tratamento. É um espaço muito importante, que é mantido para o bem-estar dos nossos munícipes. Damos todo suporte necessário, orientamos e custeamos até mesmo a passagem de volta para Tabatinga, seja por via fluvial ou aérea. É um trabalho muito bonito”, disse.

Bastante aconchegante, o espaço possui três dormitórios, sendo uma para mulheres, um para homens e um para crianças. Além disso, todas as pessoas de Tabatinga que precisam de consultas, exames, cirurgias em Manaus, são monitoradas pela Casa de Apoio.

O local fica localizado na Rua Comandante César Aguiar, 193, bairro da Paz, Zona Centro-Oeste de Manaus.

Fonte: Secom PMT