Inteligência dos EUA continua sem respostas sobre a origem da Covid-19

Rose Portal

Investigação solicitada por Joe Biden tentava descobrir se vírus saltou de animais para humanos ou se vazou de um laboratório

Um novo relatório das agências de inteligência dos Estados Unidos sobre as origens da Covid-19, entregue à Casa Branca, na terça-feira (24), não trouxe uma resposta definitiva sobre a forma como a pandemia começou – se por um salto do coronavírus de animais para humanos ou por um vazamento do vírus de um laboratório.

De acordo com dois oficiais seniores norte-americanos, a ausência de conclusões é fruto, em parte, da falta de informações detalhadas por parte da China.

A nova análise, solicitada pelo presidente americano Joe Biden há 90 dias, mostra o desafio pelo qual a Casa Branca passa para conseguir mais informações de Pequim que poderiam esclarecer como a pandemia global começou. O mesmo desafio vem sendo enfrentado por burocratas de Washington desde a gestão de Donald Trump.

Portal Tabatinga

O relatório destaca a importância do compartilhamento de registros de laboratórios, amostras genômicas e outros dados que poderiam trazer mais informações sobre a origem do vírus. “Foi um mergulho, mas só se pode ir à profundidade que a situação permite”, disse um dos oficiais. “Se a China não der acesso a determinadas bases de dados, você nunca saberá de fato o que ocorreu.”

A investigação da origem do vírus se tornou foco de mais um conflito diplomático entre os Estados Unidos e a China. Em julho, após o pedido de investigação por parte de Biden, Pequim negou uma proposta da Organização Mundial da Saúde (OMS) para uma nova busca de respostas no país, que teria o suporte de Washington e faria uma auditoria em laboratórios chineses.

Fonte: D24am. Leia mais em https://d24am.com/mundo/inteligencia-dos-eua-continua-sem-respostas-sobre-a-origem-da-covid-19/