Entidades realizam o repatriamento de menores adolescentes colombianas

Rose Portal

O Consulado da Colômbia em Tabatinga tomou conhecimento da situação de vulnerabilidade que surgiu com três menores que residiam na cidade de Tabatinga por suposto abuso e abandono de seus pais, isso graças às informações prestadas pelo Conselho Tutelar de Tabatinga, órgão competente em matéria de menores neste Município. A partir das informações recebidas da autoridade brasileira, foi coordenado e articulado para que o Instituto Colombiano de Bem-Estar Familiar-ICBF, Regional Amazonas, realizasse o devido acolhimento de dois dos menores nacionais na entrada em território colombiano.

Como resultado da gestão, hoje na passagem de fronteira que une as populações de Letícia e Tabatinga, foi realizado o repatriamento de menores adolescentes colombianas, que se encontravam em lares provisórios cedidos pelo Conselho Tutelar de Tabatinga, com a ajuda de famílias brasileiras que já estão sendo abrigados em lares substitutos, sob a coordenação do ICBF Regional Amazonas, com o objetivo de resgatar os direitos dos menores. O terceiro menor será transferido para o território colombiano e recebido pelo ICBF, desde que atendidas as condições necessárias para sua repatriação. Durante a atividade, foram seguidos os respectivos protocolos de biossegurança estabelecidos para evitar o contágio pelo COVID.

A atividade contou com a participação do Consulado da Colômbia em Tabatinga, chefiado pelo Cônsul Juan Carlos Carrillo Saltaren, acompanhado do Vice-Cônsul Iván Osvaldo Murillo Rodriguez, o Instituto Colombiano de Bem-Estar Familiar contou com a presença da Defensora da Família Shyrley Pugliese Jiménez com as psicólogas Andrea Camila Gutierrez Hernández e Verónica Cano Loaiza, Polícia Nacional, Regional Amazonas, participou o Capitão Oswaldo Amaya Alarcon, Chefe do Grupo da Infância e Adolescência.  Em representação do Conselho Tutelar de Tabatinga-Brasil, estiveram a Conselheira Tutelar Renata Chávez e o Conselheiro Antônio Tenazor Pebhas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Consulado da Colômbia.