Sinteam formaliza denúncia no Ministério Público do AM sobre o risco de contaminação nas escolas

Camila Bonfim

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) formalizou, na manhã desta quarta-feira(12), no Ministério Público Estadual do Amazonas (Mpe-AM), uma denúncia sobre o risco de contaminação nas escolas e a falta de testes da Covid-19 para os trabalhadores em educação.

Na terça-feira (11), chegou ao conhecimento do Sindicato, três casos envolvendo professores acometidos pela doença. Dois com exames positivo e um caso suspeito, que está aguardando a realização do teste.

Em uma das escolas onde uma professora testou positivo, as aulas foram  suspensas. De acordo com o Sinteam, Antes de se sentir mal e procurar uma unidade de saúde para a realização do exame, professora teve contato com outros professores durante uma jornada pedagógica e também com os alunos, durante o retorno à sala de aula na última segunda-feira.

O outro caso foi detectado na Escola Estadual Agenor Ferreira, localizada na Avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus. Um professor, que leciona em escolas tanto da redes estadual  quanto da rede municipal de ensino, testou positivo para a Covid-19. Ele também teve contato com outros professores e alunos na segunda-feira. “Ele só descobriu que estava contaminado e transmitindo a doença pois a Secretaria Municipal de Educação (Semed), está oferecendo teste para seus servidores, pois se depender do Governo do Estado vão todos se contaminar porque não fazem exame”, afirmou Ana Cristina Rodrigues, presidente do Sinteam.

O terceiro caso é de um professor que leciona na Escola Estadual Homero de Miranda Leão, localizada na Avenida Atroaris, bairro Cidade Nova, zona norte da capital. Ele não quis se identificar, mas segundo informações, ele apresenta sintomas leves e ainda não fez o teste, pois foi orientado a fazer somente depois de oito dias após a apresentação dos sintomas.

Fonte: D24am