População relaxa contra Covid, diz IBGE

Camila Bonfim

De acordo com a pesquisa Pnad  Covid-19 de agosto do IBGE,194 mil moradores do Amazonas  declararam não ter feito restrições; indicando aumento considerável de 70 mil pessoas em relação ao mês anterior.

Outros 1.810 mil reduziram o contato, mas continuaram saindo de casa e/ou recebendo visitas; esse grupo cresceu 324 mil, em relação ao mês anterior. Por outro lado, o grupo dos que ficaram em casa e só saindo por necessidade básica reduziu para 188 mil pessoas. E o número daqueles que ficaram rigorosamente isolados também teve queda de 198 mil pessoas em relação ao mês anterior.

Todos os indicadores para as medidas tomadas para a restrição de contato sofreram alterações negativas quanto às medidas de isolamento, em relação ao mês anterior. Indicando que aumentou o relaxamento por parte da população.

Entre os que não tomaram qualquer medida de restrição de contato, as pessoas de 14 a 29 anos lideram o grupo com 35%. O segundo maior grupo é formado por aqueles de 30 a 49 anos (32,3%). Entre os que ficaram rigorosamente isolados, as crianças de 0 a 13 anos, formaram o maior percentual (60,1%).

O IBGE também perguntou sobre a presença de itens básicos de limpeza e proteção nos domicílios. Sabão e detergente com 99,3% foram os itens mais citados; máscaras ocupou a segunda posição (98,8%); água sanitária foi o terceiro (98,3%); álcool e luvas vieram em seguida com 92,0% e 33,7% respectivamente.

Fonte: D24am