Estudantes do interior do Amazonas receberão kits do programa ‘Merenda em Casa’

Camila Bonfim

Nesta semana, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, deu início à entrega dos kits de alimentos do programa “Merenda em Casa” aos estudantes da rede estadual em Manaus.

Agora, o benefício começará a ser entregue, também, nos municípios do interior do Amazonas. Para isso, pais, responsáveis e alunos dessas localidades precisam estar atentos a algumas orientações para receberem seus kits.

Para o interior, diferentemente da capital, não há a necessidade de cadastramento por meio do aplicativo Sasi. Ao invés disso, cada Coordenadoria Regional está fazendo o levantamento do quantitativo de estudantes por turma, com sua respectiva matrícula.

Logo, estando devidamente matriculado, o estudante receberá, automaticamente, o benefício do “Merenda em Casa” – será um por matrícula.

Com relação aos prazos, pais ou responsáveis devem ficar atentos e no aguardo. Cada unidade de ensino informará, por meio de TV, rádio e mídias digitais, os dias e horários em que os kits serão entregues. As datas serão previamente agendadas e informadas pelas escolas.

O benefício do “Merenda em Casa” será distribuído na própria escola do aluno. Serão beneficiados estudantes de todas as modalidades de ensino.

No ato do comparecimento do kit, os pais ou responsáveis por alunos menores de idade devem apresentar um documento oficial (RG, CNH, CTPS) ou certidão de nascimento para comprovar a legibilidade do parentesco. Caso o estudante seja maior de idade, ele poderá receber o seu benefício mediante de documentos de identificação.

Ainda no momento do recebimento, será necessária a assinatura de uma cautela, atestando a quantidade dos itens recebidos.

“O interior terá uma logística de entrega diferenciada, porém, não menos segura. A secretaria recomenda que, no momento de retirar o kit, o pai, responsável ou aluno esteja atento a algumas recomendações, como: estar usando máscara, manter uma distância de pelo menos dois metros de outras pessoas e não levar crianças ou acompanhantes, além de se dirigir à escola somente no dia e hora pré-agendados”, orientou o secretário a secretária de Executiva Adjunta do Interior, Ana Maria Araújo.

Kits

Os municípios da Região Metropolitana de Manaus receberão kits que estão sendo produzidos na capital. Para os municípios mais distantes estão sendo liberados recursos para que os gestores possam adquirir os itens no comércio local. Cada kit destinado aos estudantes deverá conter 11 itens e também receberá complementação dos produtos adquiridos dos produtores rurais.

“O que nós formos recebendo da produção rural nós também vamos disponibilizar. Não vai seguir um padrão porque cada região terá um hortaliça ou legume, verdura diferente. Mas esses itens vão complementar”, disse Ana Maria, ao se referir a Chamada Pública homologada para aquisição de gêneros da agricultura familiar.

Segurança – Durante a retirada dos kits do “Merenda em Casa”, a equipe responsável também estará devidamente equipada e preparada para distribuir o benefício. Os integrantes deverão estar previamente protegidos com máscaras, luvas, toucas e álcool em gel.

Fonte: deamazonia.com.br