Uso excessivo do celular pode causar problemas à saúde de crianças

Camila Bonfim
Problemas na saúde das crianças causados pelo uso excessivo do celular Especialista- DR. Francisco Tussolini

Uso do aparelho deve ser restringido para que problemas de visão, déficit de atenção e vícios não acometam a criança

Com o maior acesso a tecnologias, seja por meio de celulares, computadores e tablets, não é difícil encontrar pessoas que apresentam problemas de visão. Os artigos tão indispensáveis aos adultos estão presentes na vida das crianças e acendem um alerta aos pais. 

Segundo a Pesquisa TIC Kids Online, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), divulgada no ano passado, mais de 88% das crianças, com idade entre 9 e 10 anos, possuem telefone celular. O levantamento aponta ainda que o uso excessivo do aparelho compromete seriamente o desenvolvimento da criança, causando vícios e déficit de atenção, e ainda pode causar doenças graves.

Uso de tecnologia desde muito cedo

O filho mais velho da coordenadora pedagógica, Danielle Martins, de 39 anos, tem estrabismo e miopia, no grau 1. Hoje, com 12 anos, ele continua usando os óculos.

“A vista dele teve retrocesso em relação ao estrabismo. O médico falou que o uso do celular contribuía para isso”, conta.

O garoto utiliza óculos desde os 6 anos. Ao longo dos anos, a coordenadora mudou os tratamentos e os tipos de lente, mas ela acredita que a principal causa do agravamento da doença tenha sido mesmo o uso excessivo do celular.   

O uso do celular deve ser saudável

Segundo o neuropediatra Francisco Tussolini, após o surgimento do celular, foram desenvolvidos vários estudos em relação ao objeto.

De acordo com o médico, especialistas em diversos países indicam que crianças, entre 5 e 13 anos de idade, não usem o celular mais do que 2 a 3 horas por dia. Já a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que as crianças abaixo de dois anos não deveriam usar o aparelho.

Ele ressalta que todo uso de tecnologias deve ser feito de uma maneira saudável.

“Nós temos que nos policiar. Temos muitas tecnologias só que são usadas indevidamente e acabam causando prejuízos enormes, principalmente, às crianças”, fala.

Luz azul do celular faz mal?

Para o profissional, as crianças não devem ir para os quartos com o celular. “A criança dorme menos porque os celulares emitem uma luz azul e essa luz, em contato com os mecanismos do cérebro, evita que seja produzida melatonina. Este é um hormônio que faz com que o ser humano durma”, explica.

Outra recomendação é os pais combinem com o filho o horário limite para o uso do celular. O profissional pede que os pais não deixem o aparelho com o menor.

“Se a criança entra no quarto com o celular, ela acaba tendo acesso”, fala.

Para ele, reter o celular é a medida mais eficaz e educativa. “A criança tem que saber que isso é para o bem dela”, fala.  

Francisco Tussolini disse que se as crianças utilizam muito o celular durante o dia, elas podem acabar apresentando prejuízo no desenvolvimento cognitivo e a capacidade de aprendizado é menor.

“A memória imediata dela até que é razoável, mas depois ela não lembra nada”, fala.

A responsabilidade de restrição ao uso do celular é familiar

Tussolini fala que as crianças e adultos precisam saber lidar com o tempo gasto no celular e que os pais também sejam flexíveis.

Os pais e os responsáveis têm que ter a capacidade de ajudar a criança. “Aquela família que acha que a escola deve ensinar tudo, está enganada. Sinto muito, a escola não vai conseguir”, fala. Para ele, a instituição educacional tem que complementar com a tecnologia, mas são os familiares que vão ajudar no desenvolvimento da criança.

Crianças viciadas

O neuropediatra fala que a reclamação e o choro de crianças nesse processo é comum, já que as crianças estão viciadas a usar o aparelho. A imposição de limites é a forma de prevenção mais eficaz e os pais e responsáveis precisam entender que diminuir o uso de celular para crianças é importante. Ele ressalta que, para isso, é necessário que a criança tenha outra atividade.

“Se você tira o celular, tem que criar outra atividade que chame a atenção das crianças”, fala.

 Acima de tudo, é preciso que o pai preste atenção ao seu filho e evite também usar o celular. Curtir mais a companhia da criança, com brincadeiras e conversas, pode ser uma ótima maneira de usufruir de bons momentos junto com elas.

“Pais que desligam o celular, se ligam aos seus filhos. Pais que ligam o celular, se desligam dos seus filhos”, observa o profissional.

Fonte: Em Tempo

Foto: Marcio Melo