Ufam está entre universidades com menor índice de abandono do país

Camila Bonfim

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) é uma das 25 universidades públicas com menor índice de abandono no Brasil. Ocupando a 12ª posição no ranking elaborado pela plataforma Quero Bolsa –  ferramenta voltada à inclusão  no ensino superior – a Ufam registra 10,81% de índice de evasão discente, enquanto a média nacional é de 24,58%.

Entre as universidades que acompanham a Ufam na lista estão a Universidade Regional do Cariri (Urca), em Pernambuco, que foi a instituição que registrou o menor índice entre as universidades públicas do Brasil (4,47%) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que registrou 13,20% de índice de evasão.

O reitor da Ufam, Sylvio Puga, comemora o bom desempenho da Universidade e afirma que o resultado se deve ao trabalho em equipe. “Esse bom desempenho reflete as iniciativas articuladas da nossa Universidade. Cada setor da Ufam contribui para esse resultado. Aproveito para parabenizar as demais 24 universidades que também foram reconhecidas, pois sou ciente de todo o esforço institucional que é necessário ser feito para atingir tais resultados”, afirmou.

O pró-reitor de Ensino de Graduação, David Lopes Neto, destaca os investimentos da Ufam na taxa de sucesso na graduação, com foco nos alunos concluintes periodizados. “Ações diretas como a oferta de bolsas, atualização de projetos pedagógicos de cursos, formação continuada de docentes, além de um diálogo constante com o segmento estudantil contribuem para alcançarmos resultados tão bem-sucedidos”, declarou.

A plataforma utilizou a base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), referentes ao ano de 2017.

Fonte: Acrítica.com