Marinha do Brasil e CAIXA firmam parceria para ampliar atendimento à população ribeirinha

Camila Bonfim

A Marinha do Brasil e a CAIXA anunciaram, no dia 26 de janeiro, uma parceria que consiste na utilização de embarcações da Marinha para atendimento bancário às populações ribeirinhas no Amazonas. O anúncio ocorreu a bordo do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Soares de Meirelles” pelo Presidente da CAIXA, Pedro Guimarães, e o Subchefe de logística do Estado-Maior da Armada, Contra-Almirante Ricardo Pereira da Silva.

De acordo com o presidente da instituição, a parceria com o Ministério da Defesa, começando pela Marinha, é um exemplo de solução inovadora que permite a alocação de estrutura ágil em resposta às necessidades de atendimento e negócios em locais institucionais relevantes à CAIXA. “Ainda estamos operacionalizando tudo isso e deve iniciar o mais rápido possível. São serviços relativamente simples, mas muito necessários, porque nessas populações você não tem nenhuma agência bancária”, explicou.

Inicialmente, a parceria vai englobar a utilização dos NAsH para a instalação de postos de atendimento da CAIXA, podendo se expandir para mais oito navios da Marinha pertencentes ao Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN) – ampliando a rede de atendimento do banco em unidades móveis fluviais – e, posteriormente, para outras organizações militares do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, no âmbito do Ministério da Defesa. 

O Contra-Almirante Ricardo Pereira destacou que a Marinha tem a especificidade de acessar comunidades isoladas através de seus navios. “A Marinha já trabalha com essa parte da saúde e, com essa parceria, vai ajudar a levar novos serviços aos mais necessitados. Os atendimentos vão variar principalmente com o regime de águas”, destacou. A previsão é que a ação deve beneficiar, em média, 20 mil ribeirinhos por viagem.

Fonte: Marinha do Brasil