CFSol/8º BIS homenageia os heróis do Destacamento de Fronteira Traíra

Camila Bonfim

No dia 26 de fevereiro, foi realizada a tradicional cerimônia no Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva “Batalhão Forte São Francisco Xavier de Tabatinga, ” em homenagem aos heróis que tombaram no cumprimento do dever no episódio do Rio Traíra, em 1991.

A homenagem marca os 28 anos da tragédia, em que militares do 8º BIS foram mortos após um ataque surpresa, às margens do Rio Traíra, por guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

Prestigiaram a cerimônia militares da reserva que pertenciam ao “Destacamento Traíra”, autoridades civis, militares e eclesiásticas, bem como as famílias dos soldados homenageados, vítimas dessa ação: Sidmar Fonseca Moraes, Sansão Ramos Gonçalves e Aldemir Lopes de Almeida.

O que se passou no Rio Traíra, há 28 anos

Em 26 de fevereiro de 1991, às margens do Rio Traíra, no Estado do Amazonas, a nação perdeu três de seus heróis, em nome da Pátria. Os militares tombaram em combate, ao defenderem o território brasileiro de integrantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), durante o atentado ao Destacamento Traíra, na fronteira do País. Além dessas baixas, outros nove militares se feriram e os narcotraficantes roubaram armas, munições e equipamentos.

Depois disso, as forças armadas especialmente o Exército, potencializou sua força na Amazônia fazendo com que se constituísse bases em áreas de fronteira, que foram denominadas “Pelotões de Selva” como: Palmeiras do Javari, Vila Bittencourt, Ipiranga e Estirão do Equador. 

Fonte: Portal Tabatinga e CFSol/8º BIS