Dep. Cabo Maciel destina emenda para construção de laboratório no IFAM Campus Tabatinga

Camila Bonfim

Recentemente o Instituto Federal do Amazonas Campus Tabatinga foi contemplado com a construção de um laboratório para reprodução de peixes nativos da Amazônia. Durante reunião realizada com Diretor Geral do campus, Dirceu Dácio, o Deputado Estadual Cabo Maciel (PR) comprometeu-se a destinar ementa parlamentar no valor de R$150 mil para a construção do laboratório.

Um dos polos aquícolas promissores do Estado do Amazonas, a cidade de Tabatinga, já conta com o curso de Recursos Pesqueiros ofertado pelo IFAM e uma unidade de beneficiamento do pescado gerenciada pela SEPRO (Secretaria de Produção do Estado do Amazonas). Com a iniciativa do Deputado Cabo Maciel (PR) será possível contribuir ainda mais para o desenvolvimento do setor aquícola na região do Alto Solimões, por enquanto a produção de alevinos é um dos principais entraves para o desenvolvimento da atividade.
Atualmente o IFAM/campus Tabatinga dispõe de uma estrutura de 16 viveiros escavados, dos quais quatro possuem 200m² e são destinados a manutenção de matrizes. Os outros doze viveiros (24m² cada) são utilizados para o desenvolvimento de pesquisas cientificas (fig. 1) com Matrinxã, Pirarucu, Curimatã, Tambaqui e Cara-açú.
“A construção do laboratório de reprodução de peixes no IFAM Campus Tabatinga irá possibilitar o desenvolvimento de pesquisas cientificas voltadas a reprodução de espécies nativas do Amazonas. Estas espécies possuem elevado potencial para a piscicultura, no entanto, são pouco cultivadas no país, principalmente devido a carência de estudos direcionados a reprodução e ao manejo nos estágios iniciais de vida.
O laboratório possibilitará também o desenvolvimento do cultivo de peixes na região por meio do abastecimento das pisciculturas locais com alevinos de boa qualidade, não sendo mais necessário a retirada dos alevinos do ambiente natural, como são comumente obtidos pelos piscicultores locais. Este laboratório contribuirá efetivamente no ensino, pesquisa e, principalmente na extensão por meio de projetos que atuarão em todos os municípios do Alto Solimões.” (Rafael Carnaúba, Cood. do Curso Tec. em Recursos Pesqueiros).
Os peixes que inicialmente serão reproduzidos no laboratório serão Tambaqui, Matrinxã, Curimatã, Pirapitinga e Surubim. Por meio deste laboratório será possível a produção de milhares de alevinos destas espécies, o que irá promover o crescimento da piscicultura regional e a diversificação das espécies cultivadas, todas nativas da região Amazônica.
O Instituto Federal do Amazonas Campus Tabatinga agradece a iniciativa e parceria do Deputado Cabo Maciel (PR) em destinar essa ementa ao campus, a qual será de grande importância para o crescimento da cadeia produtiva do pescado e para toda região do Alto Solimões, alavancando esta região que possui imenso potencial econômico.
Fonte: IFAM Polo Tabatinga