Confira os políticos do Amazonas que não conseguiram se eleger e ficarão sem mandato em 2019

Camila Bonfim

A eleição de 2018 alterou o cenário político do Amazonas. Várias lideranças não conseguiram se eleger e ficarão sem mandatos a partir de 2019. A votação deste domingo (7) provocará mudanças na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), além das bancadas amazonenses na Câmara dos Deputados e Senado.

O deputado estadual David Almeida (PSB), que disputou o cargo de governador, ficou terceiro colocado na votação. Almeida deixará a ALEAM em 2019.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) também ficou sem mandato. Ela disputou uma das duas vagas do Amazonas no Senado, mas obteve somente o quinto maior número de votos.

O deputado federal Arthur Bisneto (PSDB) deixará a Câmara no próximo ano. Bisneto era candidato a vice-governador e não foi eleito. Ele estava na mesma chapa de Omar Aziz (PSD), que também não foi eleito, mas continuará no Senado por mais quatro anos para cumprir o restante do mandato da eleição de 2014.

A deputada federal Conceição Sampaio (PSDB) ficou de fora e não se reelegeu para o cargo. O deputado federal Alfredo Nascimento (PR) também está lista de políticos que perderá o mandato em 2019. Alfredo disputou uma das duas vagas do Amazonas no Senado e obteve o quarto maior número de votos.

O resultado da votação também deixou o deputado federal Hissa Abrahão (PDT) sem mandato. O parlamentar buscava uma das vagas para Senado e não foi eleito. Ele teve a sexto maior número de votos.

O resultado quase foi positivo para o deputado estadual Luiz Castro (REDE). Ele seguia na segunda posição para o Senado após mais de 90% da apuração das urnas, mas acabou perdendo para Eduardo Braga (MDB), por uma diferença de mais de 25 mil votos. O mandato de Castro na ALE-AM encerra neste ano.

Professor Gedeão (MDB), que havia assumido em 2017 a vaga do deputado federal de Sabino Castelo Branco, não conseguiu a reeleição e deixará a Câmara.

Pauderney Avelino (DEM) também entrou nessa lista de políticos que perderam o mandato e não retornará ao cargo de deputado federal no próximo ano.

A composição da Assembleia também teve mudanças e os deputados estaduais que não se reelegeram são: Wanderley Dallas (SD), Platiny Soares (PSB), Dr. Vicente (PV) e Sabá Reis (PR).

O deputado estadual Orlando Cidade (PV) disputou o cargo de deputado federal e não foi eleito. Em 2019, Orlando Cidade estará mandato.

Fonte: AMPOST