Tabatinga intensifica campanha do uso obrigatório de capacete

admin

Dados da UPA de Tabatinga revelam que a maioria dos atendimentos são de jovens que sofreram acidente de trânsito e não usavam capacete.

tabatinga_0
O artigo 54 do Código Brasileiro de Trânsito determina que os condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão circular nas vias utilizando capacete. Mas em Tabatinga, essa regra não é cumprida. Na hora de um acidente de trânsito, a falta do equipamento de segurança está deixando de salvar muitas vidas.

Dados da Unidade de Pronto Atendimento de Tabatinga (UPA) mostram que de acordo com os atendimentos emergenciais, os casos de mortes e sequelas são na maioria por acidentes no trânsito envolvendo jovens sem o uso do capacete, informou a diretora da UPA, Pauline Campos.

“A maioria dos pacientes atendidos é da faixa etária jovens. Mas a gente tem visto um aumento crescente de crianças de colo, bebês.  E eu acho que a desorganização (no trânsito)  está crescente. A gente percebe não só aqui no hospital, a gente circula na cidade e percebe isso também”, relata Pauline.

Segundo a diretora da UPA, por mês, são atendidos 50 pacientes vítimas de acidente de trânsito. Para diminuir essas estatísticas, a UPA vai realizar a campanha “Preserve sua vida, use capacete”. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do equipamento de proteção individual. Em Tabatinga, a campanha começará em outubro e vai contar com os órgãos de segurança pública da cidade, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Secretaria Municipal de Trânsito.

Fonte: Rádio nacional do Alto Solimões