IFAM – Campus Tabatinga realiza posse do novo Diretor da instituição

admin

reitor

Fonte: Comunicação – Ifam (na foto: a esquerda)

 

No último dia 26/02, foi realizada a solenidade de posse do primeiro diretor geral eleito do Campus Tabatinga, o professor mestre Dirceu da Silva Dácio. Na ocasião, foi assinado o termo de posse do diretor eleito, confirmando o resultado da consulta eleitoral que ocorreu no segundo semestre de 2015, quando os segmentos docentes, técnico – administrativos e discentes, por meio do voto direto e secreto, puderam escolher o gestor da unidade para exercer mandato no quadriênio 2015-2019.

Em seu pronunciamento oficial, o novo diretor geral agradeceu o comprometimento demonstrado pelos ex diretores gerais e enfatizou a importância do legado deixado por eles na história do Campus. O professor Dirceu também reafirmou os compromissos assumidos para sua gestão.

“Sei, também, das diversas expectativas, inúmeras necessidades emergenciais e que muitas das atuais condições deste campus representam obstáculos. No entanto, quero dizer que as buscas das soluções para os problemas serão construídas e pautadas coletivamente, pois a participação e o comprometimento de todos favorecem o alcance de nossas metas.

Estamos construindo uma gestão aberta à participação de todos, sustentada no diálogo e na cooperação mútua. Estes foram os princípios aprovados por meio da votação direta de alunos, professores e técnico-administrativos.             Nossos movimentos, no dia-a-dia, serão orientados para promover a integração entre os alunos dos diversos cursos, entre professores e técnico-administrativos, entre o campus e a comunidade e entre a reitoria e os campi do IFAM. Esses são meus compromissos”, declarou.

Durante a solenidade de posse, estiverem presentes o magnífico reitor do IFAM, professor Antônio Venâncio Castelo Branco, o pró – reitor de desenvolvimento institucional e ex diretor do campus Tabatinga, professor mestre Jaime Cavalcante Alves. A solenidade também contou com representantes de instituições parceiras do campus Tabatinga: Sebrae, UEA, Forças Armadas e representantes do poder executivo e legislativo municipal.

 

Trajetória do Empossado:

O professor Dirceu da Silva Dácio possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Agrárias, com ênfase em Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amazonas (2007), e mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia – PPGCASA/UFAM (2011).

É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Tabatinga desde 2010. Além das atividades de docência, pesquisa e extensão, atuou nas seguintes atividades administrativas: coordenação de pesquisa e de curso, supervisão do Pronatec, presidência do comitê técnico-científico e do colegiado de Ciências Agrárias e Ambientais.            Pesquisador do Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos Amazônico – NERUA/INPA e do Núcleo de Etnoecologia na Amazônia Brasileira – NETNO/UFAM. Os resultados de parte de suas pesquisas encontram-se publicados no livro intitulado “Percepção Ambiental e Sustentabilidade” (2014), além de capítulos de livros e trabalhos científicos. Em 2014 fez parte da criação do Núcleo de Estudos em Educação, Sociedade e Ambiente – IFAM/Campus Tabatinga. Nos núcleos de pesquisa atua, principalmente, nas áreas de agricultura familiar, conservação dos recursos naturais e geoprocessamento.

DSC_0117