Colômbia e Venezuela avançam rumo à reabertura da fronteira comum

admin

Os governos de Colômbia e Venezuela habilitarão nos próximos dias para a circulação de pessoas as pontes que ligam os dois países, que foram fechadas há quase um ano, informaram neste domingo (24) fontes oficiais.

1_3

“Em poucos dias, comunidades de fronteira poderão transitar, em ambos os sentidos, as pontes internacionais que unem Colômbia e Venezuela em condições de normalidade”, afirmou a Chancelaria colombiana em comunicado.

Esse passo representa um avanço rumo à reabertura total da fronteira comum de 2.219 quilômetros, fechada no dia 19 de agosto do ano passado por ordem do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, como parte de uma campanha contra o narcotráfico e supostos paramilitares na região.

Segundo a Chancelaria, as mesas de trabalho nos departamentos de Norte de Santander, Arauca e La Guajira “trabalham com rapidez na finalização do roteiro que trará novas medidas em matéria de segurança migratória” na região de fronteira.

“Neste domingo, 24 de julho, não aconteceu a chegada em massa de cidadãos nas passagens fronteiriças com a Venezuela, o dia transcorreu em completa normalidade e a medida se manteve sem contratempo”, acrescentou o comunicado do Ministério das Relações Exteriores colombiano.

A informação acrescentou que nos próximos dias as chanceleres da Colômbia, María Ángela Holguín, e da Venezuela, Delcy Rodríguez, “avaliarão o roteiro para conseguir uma fronteira organizada, legal e migratoriamente efetiva”.

Essa reunião está prevista para o dia 4 de agosto, provavelmente na Venezuela, segundo anunciou Holguín há duas semanas.