Câmera registra terrorista executando policial em atentado na Turquia

admin

Imagens das câmeras de segurança divulgadas nesta quinta-feira (30) pelas autoridades turcas mostram um dos terroristas executando um policial à queima-roupa com uma pistola, na terça-feira (28), durante o atentado no aeroporto de Istambul, na Turquia.

O ataque no aeroporto de Atatürk foi realizado por três terroristas suicidas, que mataram 43 pessoas. Segundo o jornal turco “Hürriyet”, os terroristas eram estrangeiros e procediam do Uzbequistão, Quirguistão e da república russa do Daguestão.

Pouco antes, o mesmo jornal tinha identificado um dos três como Osman Vadinov, checheno de nacionalidade russa, mas agora parece se reforçar a tese de que não procedia da Chechênia, mas da vizinha república autônoma do Daguestão.

turquia-atentado4

O homem foi identificado porque deixou seu passaporte em uma casa no bairro de Fatih, em Istambul, local atribuído como residência ou de reunião dos terroristas que atacaram o aeroporto, segundo o “Hürriyet”.

execucao

A casa tinha sido blindada com uma dupla porta de aço e os supostos terroristas, que a alugaram há cerca de três meses, instalaram um sistema de ar condicionado para nunca terem que abrir as janelas.

O passaporte do russo do Daguestão mostra que ele entrou na Turquia há aproximadamente um mês, afirmou o “Hürriyet”.

Os outros dois suicidas são cidadãos de Uzbequistão e Quirguistão, duas ex-repúblicas soviéticas da Ásia Central, mas não foram divulgados mais detalhes sobre sua identidade.

Detidos
A polícia turca deteve nesta quinta-feira (30)  pelo menos 13 pessoas, entre elas três estrangeiros, depois do triplo atentado suicida que matou 43 pessoas (além dos suicidas) e deixou 239 feridas no Aeroporto Internacional de Istambul.

Vítimas
Entre os mortos identificados, aparecem 25 turcos e 13 estrangeiros, sendo cinco sauditas, dois iraquianos, um chinês, um jordaniano, um tunisiano, um uzbeque, um iraniano e um ucraniano. Entre os 13 estrangeiros, três tinham dupla nacionalidade.

 

Fonte: http://g1.globo.com