UPA Tabatinga conscientiza população masculina sobre o câncer de próstata

admin
Nesta semana, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tabatinga, unidade de saúde vinculada a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), encerra oficialmente sua participação no Novembro Azul, campanha que acontece no mundo todo destinada a conscientizar a população masculina sobre os cuidados com a saúde para manutenção da qualidade de vida.
IMG-20151127-WA0006
IMG-20151127-WA0009O secretário de estado de saúde, Pedro Elias de Souza, ressalta a importância da ação e chama a atenção também para outras doenças. “Nós falamos sempre do câncer de próstata, mas é importante lembrar que os homens precisam estar atentos também para a questão das doenças crônicas como a hipertensão e o diabetes. Precisa cuidar da saúde como um todo para que possa viver bem, com qualidade de vida”, destacou.
 
Além de realizar o exames de toque retal, que detecta qualquer anormalidade indicadora do câncer de próstata, a UPA também ofereceu palestras sobre prevenção e a importância do diagnóstico precoce da doença. As ações foram voltadas tanto para os pacientes quanto para os colaboradores da unidade.
 
“Nós participamos ativamente do Novembro Azul e continuaremos o trabalho de conscientização junto às comunidades. Tabatinga e o resto do Estado, como um todo, tem, infelizmente, uma alta incidência de mortes por conta dessa doença. O câncer de próstata pode ser curado se for descoberto logo no início. Muitos homens poderiam estar vivos caso soubessem da importância dos exames preventivos”, analisa a diretora da UPA de Tabatinga, Pauline Campos.
 
O câncer de próstata ainda é uma das doenças que mais mata homens no mundo, perigosa por ser silenciosa: a maioria dos tumores só se manifesta quando está bastante desenvolvida. Recomenda-se que todo homem acima de 50 anos faça os exames preventivos, ou antes, caso haja histórico da doença na família.
 
Felipe Ordones, recepcionista da UPA, participou das palestras realizadas durante o mês e comentou sobre a importância de realizar exames periódicos. “A ação foi de extrema importância para todos, pois trouxe esclarecimento. Ainda há muita desinformação sobre a doença e pudemos tirar nossas dúvidas a respeito. A maioria dos homens tem preconceito e até medo de falar sobre o câncer de próstata, mas tenho certeza que depois da campanha, todos estão mais conscientes e tomarão cuidado com esta doença, que muita das vezes leva a morte”.
 
A UPA Tabatinga é uma unidade da rede estadual de saúde, gerenciada pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) em parceria com o Instituto Novos Caminhos – Organização Social.