Secretaria Municipal de Saúde juntamente com o Ministério da Saúde lança a 17ª Campanha de Vacinação contra Influenza

admin

A Secretaria Municipal de Saúde de Tabatinga juntamente com o Ministério da Saúde lança A 17ª Campanha de Vacinação Contra Influenza no período de 27/04/15 à 22 de maio de 2015, sendo 9 de maio o dia de mobilização nacional.

vcina
A vacina é constituída de vírus mortos e por isso não causa gripe, mas é suficiente para produzir defesas contra a doença. A enfermeira responsável pelo Programa Municipal de Imunização do Município de Tabatinga, Verônica  Almeida, destaca a importância do lançamento da campanha de vacinação neste período devido ser uma época propícia para desenvolver a gripe.

A criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose. Por isso é importância que as pessoas procurem a vacinação no período da campanha.

Sobre a gripe

A gripe (influenza)  é uma doença respiratória  aguda causada por agentes virais chamados Vírus Influenza, a qual se caracteriza por febre alta, dor de cabeça, mal estar, mialgia (dor muscular), calafrios e sintomas respiratórios, principalmente tosse seca, dor de garganta e coriza. A resolução dos quadros não complicados pode ocorrer em 7 dias, mas a tosse pode persistir por até duas semanas.

A vacina tem que ser tomada todos os anos. O vírus Influenza, que provoca a gripe, se modifica com freqüência e a vacina também muda para se proteger contras as novas espécies do vírus. Por isso é importante se vacinar contra a gripe todos os anos.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza – 2015 tem como objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para vacinação.

Horário de funcionamento da unidade de Saúde

A partir do dia 27/04/15 ate 22/05/15 período da campanha, o atendimento na sala de vacina será dos dois períodos (matutino e vespertino). No dia  “D” (9 de maio), das 8:00 as 17:00h (não fecha no horário de almoço).

Nos demais dias do período da campanha, continua o atendimento na sala de vacina nos dois períodos (matutino e vespertino).

Grupos que poderão ser vacinados:

Idoso com 60 anos ou mais;
Crianças de 6 meses ate menores de 5 anos;
Gestantes;
Puérperas ate 45 dias apos o parto (é necessário comprovar a data do parto);
Trabalhador de saúde;
pessoas portadores de doenças crônicas;

Para portadores de doenças crônicas será obrigatório a apresentação de prescrição médica indicando a vacina.

Vacinar é cuidar!

Fonte: Secom