Cheia dos rios coloca municípios do Amazonas em estado de alerta

admin

A Defesa Civil do Amazonas emitiu alerta de cheia para a  região do Alto Solimões, “os municípios de Tabatinga, Benjamim Constant, São Paulo de Olivença e Tonantins estão em atenção máxima. Provavelmente, nas próximas semanas, ou em um mês, eles vão entrar em situação de emergência.

Os municípios do Purus estão em atenção máxima “estamos acompanhando a situação, com equipes da defesa civil fazendo avaliação da situação”, disse Hermogenes Rabelo, Secretario Adjunto da Defesa Civil. Segundo ele, toda a estrutura do governo estadual será mobilizada para atender à população afetada pela cheia do rio.
Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia – Sipam, as fortes chuvas que ocorrem em países vizinhos estão influenciando na subida do nível dos rios nas calhas do Solimões e do Amazonas.

Foto Capa2
Os últimos dados da Defesa Civil do Estado indicam que a cheia atinge 9 mil famílias na calha do Rio Juruá. O governo iniciou a ajuda humanitária na região, enviando 32 toneladas de alimentos e medicamentos.

Segundo o Serviço Geológico a cheira de 2015 poderá ter média igual ou superior à registrada em 2012 em que o Amazonas registrou a maior cheia nos últimos 110 anos, quando o nível do Rio Negro atingiu a cota de 29,78 metros acima do nível do mar e atingiu mais de 100 mil famílias no Estado.

bananal 6
Fotos: Filipe Augusto e Francisco Fernandes/Secom

Leave a comment