Saúde

Campanha Novembro Azul alerta público masculino para cuidados com a saúde

Novembro chegou e com ele a campanha de alerta e conscientização de cuidados com a saúde do homem. Se em outubro as mulheres foram chamadas a se cuidar, principalmente contra o câncer de mama, desta vez o foco é o público masculino.

novembro azul
Somente os homens possuem próstata, que é uma glândula localizada abaixo da bexiga à frente do reto. De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), no Brasil, o câncer nesta região é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma. E pela incidência ser mais frequente em pessoas acima dos 65 anos é considerado um câncer da terceira idade.
O rastreamento de próstata é recomendado pela Sociedade Brasileira de Urologia para homens com idade a partir de 50 anos, com um histórico familiar da doença e também para afrodescendentes. Os exames são feitos através do PSA (antígeno prostático físico), ou seja, através do exame de sangue e o de toque, que é feito através de apalpação da próstata e pode ser encontrado na Rede Pública de Saúde.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios